Seguidores

::Quem Sou::

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Fábrica de Pão de Mel

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Campo Harmônico Maior

Por Claudio Light


Olá, meu nome é Claudio Light, sou professor de guitarra há mais de 12 anos. Formado na Musiarte onde o ensino é baseado no curso de Berklee, harmonia funcional, entre outras escolas e professores.


Bom, hoje vamos falar sobre ´´Campo Harmônico``, matéria que considero o ´´pulo do gato``, onde se começa a entender a relação ´´escalas-acordes``.


Primeiro vamos analisar a escala de C maior (escala usada para primeiros estudos pois é a escala mais simples,não tem nenhum acidente(sustenido ou bemol), sob a forma de tríade (3 notas - tônica,terça e quinta). Depois usaremos a idéia para transpôr para outras escalas maiores.


A escala de C maior é:


C D E F G A B


O Objetivo é ´´transformar``, saber quais acordes saem desta escala.


Ao se tocar esta escala em superposição de terças (sabemos q os acordes são superposição de terças), teremos:




Ex 1:


C D E F G A B (tônicas)


E F G A B C D (terças) (escala de C maior começando por E)


Ao se tocar esta escala em superposição de terças novamente, teremos:


Ex 2:


C D E F G A B (tônicas)


E F G A B C D (terças)


G A B C D E F (terça da terça=quintas) (escala de C maior começando por G)




Primeiro acorde


- Ao destacarmos cada coluna, ou seja se tocarmos C + E + G teremos qual acorde?


Acorde: C (que é a tônica), E (que é a 3a. Maior do C) e G (que é a 5a. Justa do C).


Assim, harmonizamos o primeiro acorde do Campo Harmônico de C maior: o próprio C (acorde de dó maior).




Segundo acorde:


- Ao destacarmos a segunda coluna, ou seja se tocarmos D + F + A teremos qual acorde?


Acorde: D (que é a tônica), F (que é a 3a. menor do D) e A (que é a 5a. Justa do D).


Assim, harmonizamos o segundo acorde do Campo Harmônico de C maior: Dm (acorde de ré menor).




Terceiro acorde


- Ao destacarmos a terceira coluna, ou seja se tocarmos E + G + B teremos qual acorde?


Acorde: E (que é a tônica), G (que é a 3m do E) e B (que é a 5J do E).


Assim, harmonizamos o terceiro acorde do Campo Harmônico de C maior: Em (acorde de mi menor).




Quarto acorde


- Ao destacarmos a quarta coluna, ou seja se tocarmos F + A + C teremos qual acorde?


Acorde: F (que é a tônica), A (que é a 3M do F) e C (que é a 5J do F).


Assim, harmonizamos o quarto acorde do Campo Harmônico de C maior: F (acorde de fá maior).




Quinto acorde


- Ao destacarmos a quinta coluna, ou seja se tocarmos G + B + D teremos qual acorde?


Acorde: G (que é a tônica), B (que é a 3M do G) e D (que é a 5J do G).


Assim, harmonizamos o quinto acorde do Campo Harmônico de C maior: G (acorde de sol maior).




Sexto acorde


- Ao destacarmos a sexta coluna, ou seja se tocarmos A + C + E teremos qual acorde?


Acorde: A (que é a tônica), C (que é a 3m do A) e E (que é a 5J do A).


Assim, harmonizamos o sexto acorde do Campo Harmônico de C maior: Am (acorde de lá menor).






Sétimo acorde


- Ao destacarmos a sétima coluna, ou seja se tocarmos B + D + F teremos qual acorde?


Acorde de: B (que é a tônica), D (que é a 3m do B) e F (que é a 5a. DIMINUTA do B).


Assim,harmonizamos o sétimo acorde do Campo Harmônico de C maior: Bm(b5) (acorde de si menor com quinta diminuta).




Logo,os sete acordes do campo harmônico de C maior são:


C – Dm – Em – F – G – Am – Bm(b5)




Na próxima aula aprenderemos a TOCAR os arpejos do campo harmônico de C maior...




Abraços,


Claudio Light

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...