Modos Gregos são 7 escalas distintas com suas particularidades que compõe o
Campo Harmônico Maior.
Eis uma breve explicação abaixo.
Resumindo:
Se pegarmos a tonalidade de C maior teremos: C D E F G A B. Considerando a tônica a nota
C a seqüencia dos modos será: C jônio, D dórico, E frígio, F lídio, G mixolídio, A eólio, B lócrio.
Cada modo tem seu respectivo Shape (desenho) e sonoridade que será sempre a sonoridade
caracteristica da tônica do campo harmônico ou seja na escala de C as notas são: do, re, mi, fa, sol, la, si; a
escala é perfeita (Modo Jônio) não tem acidentes, agora se pegarmos o sexto grau que será Am (Modo E
Resumindo:
Se pegarmos a tonalidade de C maior teremos: C D E F G A B. Considerando a tônica a nota
C a seqüencia dos modos será: C jônio, D dórico, E frígio, F lídio, G mixolídio, A eólio, B lócrio.
Cada modo tem seu respectivo Shape (desenho) e sonoridade que será sempre a sonoridade
caracteristica da tônica do campo harmônico ou seja na escala de C as notas são: do, re, mi, fa, sol, la, si; a
escala é perfeita (Modo Jônio) não tem acidentes, agora se pegarmos o sexto grau que será Am (Modo E
Modos Gregos são 7 escalas distintas com suas particularidades que compõe o
Campo Harmônico Maior.
Eis uma breve explicação abaixo.
Resumindo:
Se pegarmos a tonalidade de C maior teremos: C D E F G A B. Considerando a tônica a nota
C a seqüencia dos modos será: C jônio, D dórico, E frígio, F lídio, G mixolídio, A eólio, B lócrio.
Cada modo tem seu respectivo Shape (desenho) e sonoridade que será sempre a sonoridade
caracteristica da tônica do campo harmônico ou seja na escala de C as notas são: do, re, mi, fa, sol, la, si; a
escala é perfeita (Modo Jônio) não tem acidentes, agora se pegarmos o sexto grau que será Am (Modo Eólio)
essa que é relativa menor da tônica teremos as seguintes notas: la, si, do, re, mi, fa, sol; note que as notas
são as mesmas sem acidentes (#/b), alterando-se apenas a sua ordem, a mesma coisa também acontece com
os outros modos remanecentes. Deslocando a tônica de cada modo divido por todo o braço teremos sete escalas
em uma só, isso vale para qualquer tonalidade do Campo Harmônico MAIOR.
Resumindo:
Se pegarmos a tonalidade de C maior teremos: C D E F G A B. Considerando a tônica a nota
C a seqüencia dos modos será: C jônio, D dórico, E frígio, F lídio, G mixolídio, A eólio, B lócrio.
Cada modo tem seu respectivo Shape (desenho) e sonoridade que será sempre a sonoridade
caracteristica da tônica do campo harmônico ou seja na escala de C as notas são: do, re, mi, fa, sol, la, si; a
escala é perfeita (Modo Jônio) não tem acidentes, agora se pegarmos o sexto grau que será Am (Modo Eólio)
essa que é relativa menor da tônica teremos as seguintes notas: la, si, do, re, mi, fa, sol; note que as notas
são as mesmas sem acidentes (#/b), alterando-se apenas a sua ordem, a mesma coisa também acontece com
os outros modos remanecentes. Deslocando a tônica de cada modo divido por todo o braço teremos sete escalas
em uma só, isso vale para qualquer tonalidade do Campo Harmônico MAIOR.
------------------------------------
Intervalos caracteristico de cada modo e suas respectivas digitações.
*JÔNIO - é a escala maior.
( tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª menor - 7ª maior - oitava );
( tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª menor - 7ª maior - oitava );
*DÓRICO - é a escala menor com a 5ª maior.
( tônica - 2ª maior - 3ª menor - 4ª justa - 5ª justa - 6b - 7b - oitava );
( tônica - 2ª maior - 3ª menor - 4ª justa - 5ª justa - 6b - 7b - oitava );
*FRÍGIO - é a escala menor com a 2ª menor.
( tônica - 2ª menor - 3ª menor - 4ª justa - 5ª justa - 6b - 7b - oitava );
( tônica - 2ª menor - 3ª menor - 4ª justa - 5ª justa - 6b - 7b - oitava );
*LÍDIO - é a escala maior com a 4ª maior.
( tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª maior - 5ª justa - 6ª menor - 7ª maior - oitava );
( tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª maior - 5ª justa - 6ª menor - 7ª maior - oitava );
*MIXOLÍDIO - é a escala maior com a 7ª menor ( ou 6ª maior ).
( tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª menor - 7ªb - oitava );
( tônica - 2ª maior - 3ª maior - 4ª justa - 5ª justa - 6ª menor - 7ªb - oitava );
*EÓLIO - é a escala menor natural.
( tônica - 2ª maior - 3ª menor - 4ª justa - 5ª justa - 6ªb - 7ªb - oitava );
( tônica - 2ª maior - 3ª menor - 4ª justa - 5ª justa - 6ªb - 7ªb - oitava );
*LÓCRIO - é uma escala especial. Vou simplificar: é o modo frígio com a 5ª diminuta ( ou 4ª maior ).
( tônica - 2ª menor - 3ª maior - 4ª justa - 5ªb - 6ªb - 7ªb - oitava ).
( tônica - 2ª menor - 3ª maior - 4ª justa - 5ªb - 6ªb - 7ªb - oitava ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário