Seguidores

::Quem Sou::

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Fábrica de Pão de Mel

domingo, 31 de outubro de 2010

Intervalos

Existe uma dúzia de notas, mas elas não importam tanto quanto a sua relação em termos da nota anterior e a nota a seguir… isto não e fácil de compreender a primeira, mas quando estamos a criar musica, especialmente melódica, temos todo o processo espiritual de dizer isto soa bem e alegre, agora esta nota para esta já soa mais triste e medonha, mais metal para alguns e assim sucessivamente…assim como na criação das escalas para soarem mais alegres ou tristes os intervalos todos já foram arranjados para isso, de forma a conseguirem de qualquer nota obter uma escala maior ou menor…
Mas voltando ao reino do físico, e explicação terrestre de soar alegre e triste… é nada mais do que um simples Intervalo. Um espaço existente entre uma nota e outra e geralmente restringe-se a este simples quadro em baixo, assim como quando ouvirem falar de coisas como 1 2 3 4 5 6 7 1 estão a referir-se aos intervalos.
Imaginem que estao a tocar a nota Do, e avançando para o proximo traste, estao jaa tocar o Re Bemol, porque o intervalo percorrido dai e uma segunda menor. Podem ver abaixo o quadro em relaçao ao Do para saberem como classificar os intervalos.
Intervalo - Nome - Nota(Em relação a Do)
1 - Uníssono (tónica) - Do
b2 - Segunda menor - Re bemol
2 - Segunda Maior  - Re
#2 - Segunda Aumentada - Re sustenido
b3 - Terceira Menor - Mi b
3 - Terceira maior - Mi
4 - Quarta Perfeita - Fa
#4 - Quarta Aumentada - Fa sus
b5 - Quinta Diminuta - Sol b
5 - Quinta Perfeita - Sol
#5 - Quinta Aumentada - Sol sus
b6 - Sexta Menor - La b
6 - Sexta Maior - La
#6 - Sexta Aumentada - La sus
bb7 - Sétima diminuta - Si bb
b7 - Sétima Menor - Si b
7 - Sétima Maior - Si
8 - Unissono ou Oitava (Oitava acima) - Do
b9 - Nona menor - Re bemol
9 - Nona Maior - Re
#9 - Nona Aumentada - Re sus
E a lista continua com as mesmas regras para cada oitava...
Isto e uma coisa que vão ter que decorar ou praticar com solfejo, e praticando isso a ouvir as diferenças entre cada intervalo vai ser soberbo para poderem tocar musicas de ouvido. Nao se esqueçam que no lugar de Do como tónica poderia ta qualquer outra nota, e para isso terão que conhecer muito bem os tons e semitons existentes entre as notas….
Em termos de tons e semitons, são passos entre os intervalos, e podem facilmente dizer quantos tons ou semitons esta uma nota doutra, as vezes e mais facil dizer a alguem para tocar 1 tom acima ou 1 tom abaixo do que dizer que se em caso de estar a tocar em Ré devia descer todo o seu arranjo musical uma segunda maior para baixo… da mesma forma como Mi para Mi bemol e meio tom, como provavelmente ouviram nas designações de afinações de guitarra… para os termos guitarristicos, um traste para o outro avança so um semitom, dois trastes sao um tom, tao simples quanto isso.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...