Começaremos por analisar a ascendente, e apesar de se chamar melodica nem sempre assim o é, devido a sua variação entre ascendente e descendente, em certas claves simplesmente fica horrível.
No entanto depois do salto vamos analisar em pormenor todos os detalhes.
Ascendente:
A Formula da melodica menor e super simples: 1 2 b3 4 5 6 7 1, simplesmente por o bemol na terceira, ou seja ter o intervalo da 3 menor que e proprio de cada escala menor.
Do Menor Mel. Asc.: Do Re Mib Fa Sol La Si Do
Intervalos : 1 2 b3 4 5 6 7 1
Nada mais simples, alias aplicada a qualquer escala maior, so tem que preocupar-se com a terceira.
Os tons e semitons são: T S T T T T S.
Descendente:
Rapidamente saltando para a formula disto: 1 2 b3 4 5 b6 b7 1. Parece vos algo? Se seguiram com atençao as aulas anteriores, esta formula e igual a menor natural. Agora isto requer uma explicação melhor.
Os músicos ate ha alguns anos atras tendo a escala menor natural e o tom criado pela b7, tinham problemas com cantores que achavam esta escala esquesita de ser cantada, por isso decidiram levantar a 7ª para 7 natural. Isso criou a escala menor harmonica, no entanto o intervalo da terceira menor entre b6 e 7 e tambem estranho em termos de canto, tambem tinham que naturalizar a sexta, isso criou a melódica menor. No entanto em termos descendentes a sexta nunca dava ênfase a quinta, não trazia o mesmo sentido, logo dai decidiram manter o b6, mas isso trouxe o problema entre 7 e b6 outra vez, para compensar substituiram 7 para b7, ou seja voltaram ao padrao original e ao mesmo da escola menor natural.
No entanto pedimos que não haja referencia a um solo em La menor melódica descendente sendo ele igual em La menor natural, porque nos nos dias correntes usamos só a compreensão da melódica menor ascendente para os nossos licks e solos.
Do Menor Mel. Desc: Do Re Mib Fa Sol Lab Sib Do
Intervalos: 1 2 b3 4 5 b6 b7 1
Formula: T S T T S T T.
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